Secretaria de Desenvolvimento Econômico reforça política de integridade

Diversas ações são realizadas para fortalecer uma gestão adequada, imparcial e eficiente

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Controladoria Setorial, tem feito diversas ações para fomento da política de integridade. O programa Sede Íntegra propõe uma série de reflexões sobre a boa gestão e condução do serviço público em Minas Gerais. O objetivo é estabelecer medidas para assegurar a entrega de resultados, por meio de ações que incentivem o aprimoramento da estrutura de governança, o desenvolvimento institucional, simplificando processos de forma a mitigar o risco de exposição à fraude e corrupção. “É com muito orgulho que desenvolvemos o Sede Íntegra em nossa secretaria e nos órgãos vinculados. A integridade está em cada um de nós. Governos íntegros passam uma mensagem importante para a sociedade. No caso específico do Desenvolvimento Econômico, temos percebido o reflexo direto na nossa imagem, passando confiança para os investidores e para o mercado. Integridade vai além, refletida em atração de investimentos. Continuemos desenvolvendo a integridade e vamos sempre seguir o caminho da prosperidade, da evolução e do desenvolvimento”, reforçou o secretário-adjunto da Sede, Fernando Passalio.

Grupo de trabalho (GT)

Para que todos os bons resultados sejam sempre alcançados, a Controladoria Setorial promoveu a criação de um grupo de trabalho para debater a política e desenvolver projetos. Servidores representando todas as áreas da Sede buscam mobilizações e disseminam conteúdos para a construção coletiva do programa. Com reuniões periódicas, diversas ações já foram realizadas, fortalecendo cada vez mais a iniciativa.

Além da retomada da Comissão de Ética da secretaria, o GT elaborou o Código de Conduta da Sede. Trata-se de um conteúdo construído de maneira colaborativa, partindo de dúvidas e sugestões dos próprios servidores. Neste documento, não foram criadas regras aleatórias, todo o conteúdo está baseado na legislação. O documento orienta o servidor na adoção da conduta apropriada, mas não substitui o dever individual de conhecer as leis e normas aplicáveis às respectivas atividades.

Clique aqui e confira o Código de Conduta da Sede

Integridade Sede 2021: o que queremos?

Para iniciar os trabalhos deste ano, a Controladoria Setorial desenvolveu um vídeo para reflexão. Os membros do GT da Sede responderam à pergunta propondo ideias e ações para o ano novo. O objetivo levou à reflexão sobre a responsabilidade por meio de uma conduta exemplar, reforçando que o serviço público é justamente visar à sociedade, e não aos interesses próprios. “Sabemos que o ano de 2020 foi muito difícil, porém as perspectivas para 2021 são muito melhores. E é nesse clima que vamos lançar, oficialmente, no próximo mês, o programa Sede Íntegra. Apesar de várias ações já realizadas, inúmeras novidades estão chegando. Não existe integridade sem a participação direta de todos nós. Vamos juntos trabalhar em prol de um Governo cada vez melhor”, destacou o Controlador-Chefe da Sede, Lincoln Teixeira.

Clique aqui e confira o vídeo

noticia 31.2

Fonte: ACS/SEDE