CGE participa da 3ª Reunião da Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada

CGU participa, em Belo Horizonte, da 3ª Reunião da Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada

Principais assuntos abordados foram a Lei Anticorrupção e Integridade Privada - Foto: Rodrigo Clemente/PBH

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE), na pessoa do Controlador–Geral, Rodrigo Fontenelle, e dos membros da CGE na Rede, participou, nesta terça-feira (23/4), da 3ª Reunião da Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada, em Belo Horizonte. A agenda da reunião, nesta edição sediada pela Controladoria–Geral do Município, foi voltada para o alinhamento e para o compartilhamento de experiências entre os estados, municípios e a União sobre a avaliação dos programas de integridade privados, tendo como base a Lei Anticorrupção e como norte, especialmente, o advento da Lei de Licitações e Contratos, que reforça a importância de os fornecedores do setor público apresentarem esses programas.

No evento, também foi apresentado, pelo Secretário de Integridade Privada da Controladoria-Geral da União (CGU), Marcelo Pontes, o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial. O Pacto Brasil é uma iniciativa da CGU que estimula empresas que atuam no país a assumirem, voluntariamente, compromisso público com a integridade empresarial. Segundo Pontes, “o Pacto Brasil é um convite para todas as empresas brasileiras fazerem parte de um grande compromisso coletivo de engajamento pelas melhores práticas de integridade”. O Secretário pontuou, ainda, que o sistema já está no ar e as empresas já podem receber o selo que representa esse compromisso.

Além disso, durante o encontro, foram realizadas duas oficinas: “Avaliação de programas de integridade - Casos práticos”; e “Apresentação da proposta de Decreto de regulamentação da Lei n. 14.133/2021 – Poder Executivo Federal”.

Acompanharam e contribuíram com o evento, além da CGE-MG, da CGU e da CTGM - Belo Horizonte, controladores-gerais de outros estado, municípios e auditores de todo país.

A Rede

Lançada pela CGU em junho de 2023, a Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada tem como objetivo fomentar e uniformizar a aplicação da Lei Anticorrupção (LAC - Lei nº 12.846/2013) nos três níveis da federação, por meio da disseminação de conhecimentos, de boas práticas e de estratégias integradas de promoção da integridade no ambiente privado.

A ideia é proporcionar um ambiente de capacitação e de compartilhamento de experiências entre os participantes, favorecendo uma articulação integrada e cooperação técnica de modo que as unidades aderentes possam trabalhar com sinergia de esforços. Com isso, espera-se harmonizar a celebração de acordos de leniência que envolvam competência de diferentes entes federativos; padronizar as regras de avaliação de programas de integridade; atuar conjuntamente nas ações de fomento à integridade; e evitar a ação duplicada de processos administrativos de responsabilização sobre o mesmo caso.

Adaptada de http://www.gov.br/cgu

Publicada em 24/04/2024