Servidores participam de capacitação sobre prevenção e enfrentamento ao assédio

noticia 98

Prevenção, educação e fiscalização – esses são os três pilares indispensáveis para o enfrentamento dos crimes de assédio moral e sexual nas organizações, conforme destacado pela palestrante e professora Maria Fernanda Veloso Pires durante a capacitação “Prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual nas empresas públicas”, ministrada ontem (9), no Auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O encontro, promovido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), por meio da Corregedoria-Geral, atingiu cerca de 200 servidores lotados nas secretarias, empresas estatais e fundações do Estado de Minas Gerais.

Durante o evento, foram debatidos temas como ética e integridade no ambiente de trabalho, boas práticas e o acolhimento e a prevenção do assédio. Além da exposição da professora Maria Fernanda Pires, a capacitação contou com palestras da Gerente de Compliance da Petrobrás, Camila Nogueira Pereira Zimmermann, da Juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Jéssica Martins e da Ouvidora de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual, Luciene Ribeiro Soares.

Na mesa de abertura, participaram o Controlador-Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle e a Ouvidora-Geral do Estado, Simone Deoud, que reforçaram a importância do sinergismo entre as duas instituições para o tratamento efetivo do assédio no âmbito do Poder Executivo mineiro. O Vice-Presidente do BDMG, Antônio Claret Júnior, também participou da solenidade de abertura.

“Assédio é um tema espinhoso, mas que precisa ser debatido. O conhecimento e a reflexão são importantes para promovermos um ambiente de trabalho acolhedor e empático”, ressaltou o Corregedor-Geral, Vanderlei Silva.

A capacitação é uma das iniciativas previstas no Plano de Prevenção de Ilícitos Administrativos da CGE, documento que visa prevenir a ocorrência de ilícitos administrativos e estimular o comportamento íntegro na gestão pública.

Adaptada de https://cge.mg.gov.br

Publicada em 10/11/2023