CGE realiza apresentações do SisPMPI às Controladorias Municipais de Niterói e Londrina para a construção de parcerias via cessão do código fonte do sistema.

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais – CGE/MG realizou, nos dias 13 e 14 de outubro, a pedido das Controladorias dos municípios de Niterói-RJ e Londrina-PR, apresentações do Sistema Eletrônico de Gestão da Política Mineira de Promoção da Integridade – SisPMPI.

O SisPMPI é uma ferramenta digital desenvolvida pela CGE-MG e tem como objetivo apoiar a formulação, a execução, o monitoramento e a avaliação de programas de integridade pública, contribuindo efetivamente para o aprimoramento da gestão governamental.

As apresentações do sistema foram conduzidas pela Subcontroladora de Transparência e Integridade, Soraia Ferreira Quirino Dias, e pela Diretora Central de Integridade, Tatiane de Jesus Silva, e faz parte de uma iniciativa da CGE-MG em compartilhar conhecimento técnico e aperfeiçoar o SisPMPI, por meio da cessão do seu código fonte, o qual pode ser disponibilizado para municípios mineiros e de outros estados da Federação; governos estaduais e federal; e órgãos e entidades públicas da Administração Direta e Indireta.

O uso colaborativo de soluções tecnológicas na administração pública, como o SisPMPI, sem dúvidas tem se mostrado uma prática eficaz de otimização dos processos de forma integral, contribuindo para maior confiabilidade, qualidade, efetividade e transparência da gestão. Segundo o Controlador Geral do Município de Londrina, Newton Hideki Tanimura: “Nas controladorias municipais sobra vontade e empenho, mas faltam recursos. Há municípios no Paraná que um mesmo servidor acumula o controle interno do poder executivo e do legislativo, muitas vezes com uma “euquipe”. Por isso, iniciativas como a da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais em compartilhar conhecimento e o Sistema Eletrônico da Política Mineira de Promoção da Integridade auxiliam muito o trabalho dessas controladorias. Em dezembro/21, foi publicada a Lei 13.310/21, que instituiu a Política de Governança Pública e Compliance no Município de Londrina e esse sistema poderá contribuir muito para o desenvolvimento do programa de integridade nos órgãos e entidades da administração municipal”.

Notícia I1

Já Cristiane Marcelino, Controladora Geral do Município de Niterói, enfatiza o quanto esta parceria poderá promover a consolidação dos instrumentos de controle, assim como da Política de Promoção de Integridade e Compliance do município: “Essa iniciativa foi o primeiro passo, antes da assinatura de um Termo de Compromisso em que a CGE-MG se compromete a fornecer à CGM, o Código Fonte do SisPMPI para ser utilizado no monitoramento das ações do Previne Niterói no biênio 2023/2024. A implementação do Sistema em Niterói representará um ganho significativo para a consolidação e o fortalecimento do Previne Niterói nos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Município”.

Finalmente, a cooperação tecnológica traz também diversos benefícios para o sistema da CGE-MG. Tatiane, que é responsável pela equipe técnica idealizadora do SisPMPI, afirma: “além da formação de uma comunidade intergovernamental de aprendizagem, a cessão do código fonte para parceiros favorece melhorias de segurança e possibilita a agilidade na correção de vulnerabilidades, a interoperatividade e a eficiência no desenvolvimento de novos recursos no sistema; todos ganham!”.

Para saber maiores informações sobre a disponibilização do código fonte do SisPMPI, entre em contato com a Diretoria Central de Integridade da CGE-MG, por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Diretoria Central de Integridade

Publicada em: 24/10/2022