Controladoria-Geral do Estado promove conteúdos para debater agenda ambiental, social e de governança

Está no ar o 37º episódio do "Pode Falar", o podcast da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG). A edição, que já está disponível em todas as plataformas, encerra a “Trilogia ESG”, série que trouxe especialistas para discutir a importância da agenda da Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança (ESG) para o serviço público. Soma-se à trilogia o lançamento da “Cartilha ESG na Controladoria-Geral do Estado”, que demonstra o engajamento do órgão com as orientações da agenda.

noticia 75 ESG

Na terceira parte do episódio dedicado à agenda ESG, o controlador-geral, Rodrigo Fontenelle, conversa com o especialista Dalton Sardenberg sobre o tema governança. O convidado explica que o tripé ambiental, social e governança devem ser trabalhados conjuntamente para garantir a eficiência pública.

Para Sardenberg, a governança é a base de sustentação do elo ESG, uma vez que ela define o processo de tomada de decisões dentro de uma organização.“Dentro da gestão, eu acredito que a busca pela eficiência é um elemento chave deste elo, como também um desafio para que possamos cumprir o nosso propósito. A administração pública é a gerência de tudo que é de todos, ou seja, os gestores públicos devem se lembrar do interesse geral. As questões de natureza ambiental e social têm que fazer parte da nossa atuação na governança. E sabe de que maneira é possível o gestor se comprometer em termos de ações concretas? De maneira efetiva”, enfatiza.

A entrevista está disponível no canal da CGE no Youtube. O conteúdo também pode ser acessado nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e Anchor.

Cartilha

Para dar continuidade nos debates sobre o tema, a CGE acaba de publicar a “Cartilha ESG: Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança na Controladoria-Geral do Estado”. O documento concentra os principais conceitos e reforça o compromisso da Controladoria e do Governo do Estado de Minas com iniciativas que repercutam positivamente nos três fundamentos da ESG, reforçando o seu compromisso com um Estado íntegro, eficiente e alinhado às práticas dessa agenda.

A cartilha está disponível em formato digital. Clique aqui para acessar.

Fonte: Agência Minas 

Publicado: 23/03/2022