SEDE promove ação de integridade na Cidade Administrativa

Ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico visa fortalecer honestidade e confiança entre frequentadores da Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais

noticia 73.1 sedeA Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SEDE instalou a 'Barraca da Integridade' no 8º andar do Prédio Gerais da Cidade Administrativa como parte das ações do Programa SEDE Íntegra. A ideia é que os frequentadores da Cidade Administrativa façam suas compras e realizem o pagamento a partir de um sistema de autoatendimento cujo fundamento para seu êxito é a confiança, já que é dada autonomia aos frequentadores para pegarem e pagarem os produtos disponíveis sem qualquer supervisão no local.

Esse sistema de autoatendimento é um modelo de negócio já presente em algumas localidades brasileiras. Em artigo científico sobre o tema, intitulado "Negócio 'Pegue e Pague': cultivando a confiança no 'país da corrupção'", Isabela Andrade e demais colaboradores demonstram que os municípios mineiros de Bom Despacho e de Delfim Moreira já possuem empreendimentos do tipo. A boa notícia, constatada pela equipe de pesquisa que escreveu o artigo, é que 92% das pessoas entrevistadas consideram a possibilidade de pegar um produto sem pagar nestas iniciativas uma ideia "nada tentadora".

No caso da SEDE, a "Barraca da Integridade" é uma iniciativa bastante pontual dentre outras ações conduzidas para divulgar o programa de integridade do órgão, instituído dentro dos parâmetros do Plano Mineiro de Promoção da Integridade. Conforme a Controladora Setorial da SEDE, Fernanda Costa de Andrade, "a iniciativa tem por objetivo reforçar e estimular a cultura da integridade na Secretaria. Posteriormente, inclusive, os resultados da ação serão utilizados como insumos para que demais reflexões a respeito da temática sejam disseminadas.".

A Barraca da Integridade estará em funcionamento até sexta-feira, dia 25 de março.

Caso esteja na Cidade Administrativa por esses dias, fica o convite!

Publicado: 23/03/2022
Reeditado: 24/03/2022